28.3.11

surprise surpise, governo ataca mais uma vez!

girls and boys - pois esse assunto nao se restringe ao meninas, essa vez --

tenho que contar pra vocês uma descoberta nada agradável que fiz esses dias.
estou muito muito muito brava e indignada.

pois bem, vamos ao história:
lá vou eu uma noite, viajando pela etsy, toda feliz, tantas coisas lindas que vão ficar mais lindas ainda nas minhas mãos e na minha casa. pensei, to com paypal cheinho gordinho, da pra fazer algumas comprinhas alegres, tipo:

por isso servia meu paypal, para eu poder de vez em quando levar pra casa umas ou outras coisinhas divertidas da gringa, dificilmente achaveis aqui, de um jeito fácil, simples e sem problemas. sim?

NÃO!!!

pois não e, fui la eu fazer o pagamento como sempre e não! o paypal balance ta com suficiente dinheirinhos e o desgraçado só me deixa pagar com cartão de crédito?? como assim??
e lá vou eu, tentando de todo jeito possível, e nada!

escrevi entao para paypal, crente que deve ter sido alguma falha no sistema, horário de madrugada, versão beta, um erro, sempre tava tudo certo, enfim. estou tendo muitas experiencias ruins com SISTEMAS recentemente. coisa do diabo. sistema serve para não registrar as coisas que você fez, mudar as regras do jogo e não estar (estamos sem sistema. por favor ligue novamente mais tarde)
*no mesmo assunto de sitemas e atendimentos, recomendo esse video hilário belga.

mas tá, né. fui dormir. levemente irritada.

a minha raiva só disparou quando no dia seguinte vi no meu email seguinte mensagem:

the reason why the system is only offering the option of a credit card,
it is because your balance is in a different currency from the payment
you are trying to make. For you to be able using this balance, the payment must be in Brazilian reals.
*According to Brazilian goverment, PayPal cannot offer the option
anymore of changing the currency from balance.


Sorry for the inconvenience. Have a great day.

great day, indeed.
ou seja, se você tiver dinheiros na conta de paypal em reais, porque por exemplo voce os recebeu em reais, you can do shit. voce só os pode gastar em reais. eles vão ficar intransferíveis para qualquer outra moeda. vão permanecer reais para todo o sempre eterno. ou seja, esquece das comprinhas internacionais. vai ter que sacar e usar seu cartão de crédito. ou algo assim.

ou seja, se isso é verdade, e não é difícil acreditar que seja, o governo brasileiro achou mais um jeito de controlar seus gastos e te convencer para gastar seu dinheiro no brasil. dinheiro entra, mas não sai.

ah, to muito brava. uma coisa que foi criada para os pagamentos no mundo inteiro e independente da moeda local foi fácil, rápido e eficiente, no brasil nao pode ser nem fácil, nem eficiente.

bom, quis avisar vocês, mesmo sendo tarde demais para chorar ou gastar seus créditos facilmente a toa, para que a parceria paypal & governo brasileiro não vós pegar de surpresa.

ah. e sim, mesmo assim, com essa resposta, tentei vários jeitos. não consegui. mastercard international, voce venceu. :/

*UPDATE:
hoje, 28/03 foi anunciado o aumento de taxa IOF nas compras com cartao de credito em moedas estrangeiras. de 2% vai para 6%. o aumento vai ser aplicado em 30 dias. ou seja, temos um mes para gastar a toa na gringa com taxa baixa.
no comments.

6 comments:

  1. Ridículo e alem do mais, sabe qual a novidade?
    Em 30 dias o IOF vai saltar de 2% para 6%, para compras realizadas em moedas estrangeiras.
    Ou seja, jogada de mestre deles ne?!

    ReplyDelete
  2. Revoltante. Eu só tenho comprado com cartão de crédito no etsy e tudo mais pq não tenho dinheirinhos no paypal. Mas caso venha a ter, gostaria de poder gastá-lo da mesma forma de sempre como eu bem entender. Ah na boa, esse negócio de taxas e impostos e cargas tributárias e o escambau no mundo enche o saco.

    ReplyDelete
  3. Na verdade, essa política ou desculpa (vai lá saber a verdade!) já está em vigor há um tempo.

    Mas, o que eu acho mais revoltante é o fato de que, quando você tem que verificar o seu cartão, eles cobram em torno de 4 dólares do seu cartão, mas, em vez de estonar o valor, eles depositam o valor em REAIS na sua conta do PayPal, inutilizando essa pequena quantia.

    O dinheiro é muito pouco, mas ainda acho um absurdo, porque, se for mesmo apenas pra verificar a conta, poderiam descontar um valor bem mais simbólico, como 0,04 dólares por exemplo.

    De pouco em pouco, eles conseguem um bom dinheiro pra toda essa quantia inutilizada e parada nas contas estrangeiras das pessoas (detalhe, pra verificar a conta nos EUA, eles cobram apenas centavos dos cartões, sei disso porque também tenho uma conta do PayPal americana, revoltante)...

    ReplyDelete
  4. @achei: obrigada pelo info, amor. pelo menos nos deram um mes pra gastar...

    @carol: pois e, muita controle pro meu gosto.

    @laços: eh, tambem pensei se nao era uma historinha deles... ultima vez que olhei, la no comeco de janeiro, tava tudo normal.
    agora tenho e achar um jeito de cobrar em dolares hahahah! ;)

    ReplyDelete
  5. Bom, nunca comprei na gringa porque sou leiga em relação a compras internacionais então tenho medo :S

    Em primeiro lugar, nem tudo o que queremos encontramos aqui no Brasil, e se encontramos os impostos são tão altos que os produtos ficam com o preço de dois e desanima de comprar.

    Meu pai fez um cartão internacional pra mim depois que eu comecei a trabalhar. Eu já estava pensando em estudar os fatos para comprar coisas dos sites estrangeiros, mas agora nem sei mais. O Brasil vai aumentar o IOF gradativamente até a compra se igualar ao valor da compra nacional e nos deixar sem opção.

    ReplyDelete
  6. No meu caso sabe o que aconteceu?? Eu recebi uma comissão da Eyeko em dólares, e aí o Paypal transformou esse dinheiro que entrou em reais!!!

    Ou seja, se você for receber dinheiro no paypal, ele será convertido em reais e aí vai dar nisso que vc estava falando: não vai ter como comprar na gringa!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...